Meu CABELO LOIRO ficou VERDE de piscina: e agora?

Como salvar e reverter a cor do cabelo loiro que ficou verde após o banho de piscina. Entenda agora o porque isso acontece e o que você deve fazer.

Ah o verão, com certeza é uma paixão nacional! E os dias quentes pedem muito refresco. Com isso, é muito comum os refrescantes banhos de piscina. E é onde nossa conversa começa…

Primeiro quero começar falando que o cabelo loiro que ficou verde de piscina pode acontecer tanto em mulheres, quanto em homens. E a mudança na cor do cabelo resultam não apenas de alterações na produção de melanina (proteína sintetizada na raiz do cabelo responsável pela sua cor), mas também de alterações na própria estrutura do cabelo, alterando suas propriedades ópticas.

E esta mudança óptica na coloração dos cabelos de loiro para verde tem nome: CLOROTRICOSE (chlorotrichosis). Apesar do nome sugestivo, o motivo da coloração verde dos fios não ocorre por causa do cloro, e sim pelo cobre. O sulfato de cobre é frequente e repetidamente adicionado a piscinas como um algicida.

Seu cabelo loiro ficou verde de piscina? Então vamos entender o porquê isto acontece e como reverter novamente para o loiro, platinado ou grisalho.

Por que meu cabelo loiro ficou verde?

Falamos muito sobre a mudança de cor dos fios pela água da piscina, pois é o local onde podemos facilmente encontrar altos níveis de cobre. O cobre é um composto utilizado como algicida, que tem a capacidade de eliminar as algas que contaminam a água da piscina. E os íons de cobre livre se ligam à queratina, proteína presente na superfície da haste capilar e deposita sua cor. Com isso, ocorre a mudança óptica da coloração do loiro para o verde.

Outras contaminações externas que podem mudar a cor do cabelo loiro para o verde são:

  • Água da torneira com altos níveis de cobre
  • Transporte da água por encanamento de cobre em casa
  • Algumas tinturas capilares

Ressalto também que algumas piscinas não mudam a coloração dos cabelos pela água ser tratada com outros métodos, como por exemplo com a ozonioterapia, a adição de sal tratado, entre outros.

Quero meu cabelo loiro de volta: como reverter a cor verde para o loiro

Esta é a melhor parte: existe salvação! Algumas são mais rápidas e outras mais demoradas, porém todas eficazes.

Shampoo com quelante

Você pode usar um shampoo para remover o cobre restante dos fios de cabelo. A contaminação de cobre no cabelo pode ser removida usando um shampoo especial. Este shampoo deve conter um agente quelante de cobre, como o etilenodiamino tetra acéticoácido, ou seja, o famoso EDTA. A cor dos cabelos gradualmente retomará sua coloração loura normal. Este é um método eficaz, mas pode ser mais demorado, o que vai variar é a concentração deste quelante na fórmula.

O shampoo com EDTA pode ser encontrado em qualquer farmácia. É só checar o rótulo.

Spray com quelante

O racional é basicamente o mesmo do shampoo, a estrela aqui também é o EDTA. O que vai mudar é a forma de apresentação do cosmético que será uma solução hidrossolúvel em spray. Esta fórmula deve ser manipulada e prescrita por um profissional capacitado.

Condicionadores contendo grupos de amônio quaternário

Quaternários de amônio são agentes catiônicos fortes, e possuem atividade desinfetante poderosa. São recomendados, pois facilitam a precipitação de cobre. Por exemplo, nos cosméticos podem ser encontrados como ingrediente dos condicionadores com o nome de cetil trimetil amônio (CTAC).

Essas opções acima possuem testes realizados em publicações científicas. Mas existem também as teorias populares que não citarei aqui para não induzir a prática errada de algo que não foi testado e validado por cientistas. E outros ingredientes que não são aprovados para uso cosmético pela ANVISA ou que causarão danos piores na estrutura capilar.

Cabelo verde: como medir o excesso de cobre

Os resultados da análise de cobre de cabelo podem ser realizados pelo método de espectrometria de emissão óptica de plasma indutivamente acoplado [ICP-OES], absorção atômica, ou outro. Os níveis normais de cobre nos cabelos são de 5-100 lg/g de cabelo, e quando ocorre a mudança da cor loira para o verde é possível encontrar um acúmulo 30 vezes maior (3.000 lg/g) nos fios. Este número pode variar de acordo com a concentração e tempo de exposição ao cobre.

Como prevenir contra a mudança de cor: do loiro para o verde

A clorotricose não é o único dano nos cabelos causado pela exposição a fatores externos, porém chama nossa atenção porque conseguimos visualizar a transformação que provoca nos cabelos, é uma mudança óptica.

Para que isso não ocorra mais é necessário evitar o contato com a água da piscina com os cabelos. É praticamente impossível que as pessoas saibam como cada piscina é tratada e a concentração de cobre que foi utilizada. Outras dicas que eu dou:

  • Após o banho de piscina enxaguar bem os cabelos com água doce
  • Aplicar antes e depois produtos cosméticos indicados para esta finalidade
  • Proteger contra outros fatores externos como sol, fonte de calor, pois quanto mais danificado mais verde o cabelo pode ficar
  • Leia o artigo 5 dicas para cuidar dos cabelos no verão

E se quiser ter cabelos saudáveis de dentro para fora conheça Haircêutico Hair Skin Nails, o melhor e mais tecnológico complexo de vitaminas e minerais para estimular o crescimento, diminuir a queda, nutrir profundamente a raiz, energizar e oxigenar os cabelos.

Clique aqui nesse link e conheça tudo sobre a vitamina que está cuidando dos cabelos de milhares de clientes no Brasil e na Europa.

vitamina para os cabelos haircêutico

Deixe seu comentário

Compartilhe nosso conteúdo

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA DICAS E NOVIDADES SOBRE A HAIRCĒUTICO

Fique tranquila(o) nós não enviamos spam!

Carrinho de compras

Entrar

Ainda não tem conta?

Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver os produtos que procura.