CABELOS BRANCOS: entenda por que eles aparecem

CVocê conhece o poder dos antioxidantes naturais para prevenir o aparecimento dos cabelos brancos? Neste texto você entenderá como os cabelos envelhecem e dicas de como cuidar para que seus cabelos mantenham a beleza e saúde por muito tempo.

Os cabelos com certeza são uma paixão mundial e o desejo por cabelos bonitos e saudáveis é uma vontade de homens e mulheres. E o que fazer quando os cabelos começam envelhecer? Nesse texto você vai entender mais sobre como ocorre o processo do envelhecimento capilar e qual o papel dos nutracêuticos no auxílio da beleza, longevidade e manutenção da saúde dos fios. CABELOS BRANCOS: entenda por que eles aparecem!

Quando falamos de envelhecimento seja da pele ou dos cabelos, o tempo nem sempre é nosso amigo. Mas, existem outros fatores que aceleram o processo de envelhecimento do nosso couro cabeludo e dos fios.

Podem ser citados dois tipos de envelhecimento capilar:  o envelhecimento cronológico, aquele que ocorre de forma natural com o passar do tempo, e o envelhecimento precoce, que por alguma razão é acelerado e ocorre antes do tempo natural.

CABELOS BRANCOS: entenda por que eles aparecem!

Como ocorre o envelhecimento acelerado dos cabelos

O envelhecimento acelerado no couro cabeludo pode ocorrer por diversas situações, contudo o mais agressivo é o envelhecimento causado pelo ataque dos radicais livres na raiz dos cabelos, local onde o fio é formado. Este ataque gera um processo inflamatório no local e o resultado é o enfraquecimento ou a degradação desta estrutura.

Os radicais livres são produzidos pelo próprio organismo em algumas situações como:

  • inflamações;
  • infecções;
  • exercícios exagerados;
  • estresse;
  • má alimentação;
  • falta de sono;
  • poluição;
  • ingestão de álcool;
  • fumar;
  • raios UV;
  • uso de químicas.

Quando a raiz dos cabelos é constantemente atacada seu sistema de defesa natural é enfraquecido. E causa um sinal visível do envelhecimento capilar que é o aparecimento do cabelo branco. Pois ocorre a perda da produção da melanina, o pigmento que dá cor aos fios. Isto prejudicará a deposição da cor na haste dos cabelos e também a qualidade dos fios que nascem. Outros sinais que também podem ser notados são:

  • afinamento dos fios;
  • queda dos cabelos;
  • atrofiamento;
  • diminuição do crescimento.

Quando os danos na raiz dos cabelos são muito severos ocorre sua cicatrização e impossibilita para sempre a formação de um novo fio de cabelo. Ou seja, não cresce mais cabelo naquela região.

O processo de oxidação dos cabelos contribui para o aparecimento precoce de muitos sinais no envelhecimento dos cabelos. Os sinais são os mesmos notados no envelhecimento capilar normal, porém o tempo em que começam a aparecer mais cedo.

Como prevenir o envelhecimento dos cabelos

Dentre as formas de prevenção do envelhecimento capilar acelerado podemos citar alguma vitaminas e minerais. As vitaminas como a vitamina A, vitamina C e vitamina E, são muito conhecidas pelo seu poderoso efeito antioxidante no organismo. E quando são suplementadas juntas possuem melhor desempenho contra o envelhecimento em resposta ao ataque e produção de radicais livres.

Elas agem como antioxidantes neutralizantes que combatem o desequilíbrio do metabolismo capilar e degradação das estruturas que mantém a boa saúde do couro cabeludo e funcionamento da raiz dos cabelos ou bulbo folicular.

Além de poderosos antioxidantes naturais, e auxiliar no rejuvenescimento capilar, estas vitaminas possuem multi benefícios para os cabelos.

Vitamina A – Ajuda no controle da queda capilar e melhora a saúde dos fios. É utilizada em tratamentos de dermatites de couro cabeludo. Contribui para diminuir a caspa, melhorar a saúde da pele e no fortalecimento das unhas.

Vitamina C – Poderoso antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres que atacam a estrutura capilar causando a queda dos cabelos. A vitamina C auxilia a síntese do colágeno, a proteção dos danos causados pelo envelhecimento do couro cabeludo e o metabolismo energético para formação dos novos fios.

Vitamina E – É a vitamina com maior poder antioxidante. Ela auxilia a longevidade dos cabelos, da pele e das unhas, protegendo contra os ataques dos radicais livres e dos raios UV.

Como os nutracêuticos agem contra o envelhecimento dos cabelos

As nossas células já são equipadas com mecanismos antioxidantes de defesa contra o ataque dos radicais livres. Mas também podemos contar com a ajuda dos antioxidantes encontrados em sua forma livre nos alimentos ou em suplementos alimentares / nutracêuticos.

Apesar do estresse oxidativo ser definido como o aumento na produção de radicais livres é possível neutralizar e equilibrar novamente esta produção . Mas para isso é preciso da ajuda dos antioxidantes que irão atuar na neutralização e inativação dos radicais livres, impedindo que danifiquem a estrutura capilar.

Por sua vez, os nutracêuticos capilares possuem um papel muito importante, pois ajuda a impedir que a raiz dos cabelos seja atingida. Mas isto só é possível se a fórmula for rica em antioxidantes como exemplo:

Vitamina A, Vitamina E, Vitamina C, Zinco, Selênio

  • vitamina A;
  • vitamina C;
  • vitamina E;
  • zinco;
  • selênio.

Estas vitaminas e minerais ajudarão no equilíbrio e manutenção da beleza e saúde dos cabelos da raiz às pontas.

Os efeitos benéficos dos nutracêuticos capilares são potencializados quando temos bons hábitos dários. Os nutracêuticos devem ser considerados como um auxílio na prevenção do envelhecimento dos cabelos e podem ser usados antes dos primeiros aparecerem ou mesmo com os sinais já avançados.

Gostou do texto CABELOS BRANCOS: entenda por que eles aparecem, que preparamos para você? Infelizmente não conseguimos pausar o processo do envelhecimento, mas podemos evitar que os sinais apareçam muito cedo e ajudar nosso corpo, pele e cabelos.

Conheça o nutracêutico capilar Haircêutico

O Haircēutico Hair Skin & Nails é um nutracêutico capilar enriquecido com antioxidantes naturais, como a vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, e de outras vitaminas e minerais essenciais para a beleza e manutenção da saúde dos cabelos.

Além de uma fórmula completa e concentrada é a exclusiva tecnologia Bio-Absorve que potencializa a absorção e ação dos seus nutrientes no organismo trazendo os resultados mais rápidos.

Seu uso é indicado como base no auxílio de tratamento dos cabelos e pode ser tomado junto com outros suplementos ou medicamentos. Não possui contra-indicação.

Haircēutico é a ciência por trás da beleza capilar.

Conheça a fórmula do Haircēutico Hair Skin & Nails enriquecida com antioxidantes.

Escrito pela farmacêutica Maria Eliza Samy.

Deixe seu comentário

Compartilhe nosso conteúdo

CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA DICAS E NOVIDADES SOBRE A HAIRCĒUTICO

Fique tranquila(o) nós não enviamos spam!